quarta-feira, 24 de abril de 2013

Maldita tecnologia


Antes de me chamarem de saudosista (que eu não sou), o título é só uma brincadeira! Eu adoro inovações tecnológicas. A minha crítica fica por conta das pessoas que não sabem usá-las ou que as usam em excesso, invertendo os valores das coisas.

Falarei de música, então. Eu acho muito ridículo ver atualmente em todos os shows aquele bando de câmera ligada o tempo todo filmando o espetáculo. Não consigo entender. Eu, particularmente, adoro ir a shows (gasto grande parte do meu dinheiro com isso - hahaha). E o que eu acho mais fantástico num show é a oportunidade de ver um artista que gosto tocando ou cantando ao vivo, ali perto, com aquele som alto, feito na hora, que é completamente diferente de escutar uma gravação. É uma coisa de momento que só quem estiver ali vai vivenciar.

Mas hoje em dia, em que qualquer camerazinha ou celular grava vídeos, muita gente parece achar que registrar o que está vendo é mais importante do que aproveitar o momento em si. E aí tem gente que passa o show inteiro se preocupando com filmagens e fotos, vendo tudo através de um visorzinho digital tosco apesar de ter os artistas ali a alguns metros de distância para serem apreciados. E tudo isso pra depois poder "ver de novo" em casa (ou pra mostrar que estava lá), geralmente com som ruim e imagens tremidas. Tem gente que deixa pra gravar a "música favorita". Po, na minha música favorita o que eu menos quero estar fazendo é filmando ou deixando qualquer outra coisa me distrair!

Pra ficar claro, não vejo nada errado em levar uma câmera para um show com o objetivo de bater algumas fotos, ou filmar alguns minutos pra ter de "recordação". O problema é quem passa o tempo todo fazendo isso. E também tem a questão da falta de critério com a qualidade do registro. Quando entro no Youtube pra procurar vídeos de algum show, literalmente tenho que "garimpar" pra achar os que tem áudio decente. Tem gente que faz vídeo com o som completamente estourado, uma barulheira do cacete, e ainda assim tem a cara-de-pau de fazer o upload, como se estivesse bom. É muita falta de noção...

Outra coisa que tem acontecido de ruim na música com a tecnologia dos últimos anos é diminuição da importância dos álbuns por causa dos arquivos MP3 e da conexão de alta velocidade.

Não estou dizendo que não baixo álbuns ou entrando na questão legal da coisa (isso é assunto pra outro dia). Nem estou falando do disco como um produto físico. Mas hoje é muito fácil baixar álbuns completos ou até mesmo a discografia toda de um artista em questão de minutos. Ficou muito "fácil". Então, muita gente não aprecia um álbum como deve ser feito. Ele não é um produto feito para se ouvir uma vez superficialmente e já se formar uma opinião a respeito dele, como muita gente faz. Antigamente, você tinha que comprar um disco e ouvi-lo várias vezes até comprar outro ou esperar que o artista lançasse um trabalho novo. Hoje a galera descobre uma banda, baixa tudo que existe dela e quer ouvir 5 álbuns diferentes no mesmo dia (alguns nem ouvem as músicas inteiras), ao invés de conhecê-la disco a disco. Não percebem os detalhes do som, as características de cada trabalho, não conseguem diferenciar as músicas. Ou então apagam tudo e ficam só com os "hits" pra ouvir no ipod. É uma audição extremamente superficial. Não se "degusta" o som nem se conhece a fundo.

Bom, eu prefiro descobrir 12 álbuns bons num ano e ouvir um por mês com calma, conhecendo todas as músicas e repetindo-os várias vezes, do que ouvir centenas deles e no fim das contas nenhum ter me marcado ou se tornado importante pra mim...

Fui!
E. Marcolino

Um comentário:

Felipe disse...

Muito legal sua postagem, muito foda ir pro show do Iron Maiden e passar 80% do show gravando a apresentação dos caras, aquele é um momento único, não consigo entender. rsrsrs