terça-feira, 1 de julho de 2014

Cabeças-de-chave: e a FIFA estava certa?

Quando divulgaram a lista dos cabeças-de-chave desta Copa, rolou muita polêmica e muita reclamação. Eu mesmo achei um absurdo. Pela primeira vez o ranking da FIFA seria usado para definir os oito cabeças-de-chave do mundial. Onde já se viu Colômbia, Suíça e Bélgica serem cabeças num torneio com seleções muito mais tradicionais como Itália, França, Inglaterra e Holanda???

Sem entrar no mérito de como é feito o tal ranking (que tem lá seus critérios e eles lá da FIFA que se entendam), já dá pra fazer uma análise e perceber que muita gente quebrou a cara (eu me incluo nessa) e até agora os resultados têm dado razão a esse sistema. E aí vão alguns dados que levantei:

- Dos 8 cabeças, 7 se classificaram pra segunda fase. Só a Espanha (atual campeã e que não era contestada nessa questão) rodou na fase de grupos.

- Dos 8 cabeças, 5 se classificaram em primeiro lugar, sem terem perdido nenhum jogo.

- No dito "grupo da morte", passou em primeiro lugar a surpreendente Costa Rica. E duas seleções que diziam que poderiam ser cabeças (Itália e Inglaterra) nem se classificaram pro mata-mata.

- Apenas 3 times tiveram 100% de aproveitamento na fase de grupos (3 vitórias). Todos cabeças-de-chave. Entre eles, 2 eram os contestados Bélgica e Colômbia.

- 5 cabeças passaram para as quartas-de-final.

A situação não mudou muito em relação à última Copa, quando 6 cabeças-de-chave passaram pro mata-mata (um a menos que dessa vez) e 5 deles também chegaram às quartas-de-final.

Muita gente também argumentava que vários cabeças-de-chave se classificariam por estarem em grupos supostamente fracos, mas que isso resultaria em partidas fáceis no mata-mata. Erraram. Com exceção de Colômbia x Uruguai (jogo que a Colômbia venceu com certa facilidade), TODOS os jogos das oitavas foram equilibradíssimos, com 5 deles terminando com empate no tempo normal (inédito) e 2 sendo decididos nos últimos minutos do segundo tempo. Nunca vimos oitavas tão equilibradas numa Copa!

No fim das contas, parece que a FIFA acertou!

Vamos, Brasil!
E. Marcolino

Obs.: texto atualizado após o fim de Bélgica x EUA, sério candidato a jogo mais emocionante da Copa.

Um comentário:

Marcelo Moacir disse...

Certamente essa é a melhor Copa. Está provado que favoritismo ou a posição no ranking na FIFA não ganham jogo.