quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Dificuldades das facilidades modernas

Cada vez me impressiono mais como é real o tal "paradoxo da escolha" e como isso fica claro com a evolução da tecnologia. Quanto mais opções temos, mais complicadas ficam as escolhas, com uma sensação de insatisfação por deixar de lado todo o resto que estava disponível.
Abro o Netflix e tem tanta coisa que me interessa que sou capaz perder meia hora só vendo as opções. Entro no Youtube e tenho dezenas de shows e vídeo-aulas de guitarra que estão lá na minha lista, sempre quis parar pra ver e nunca vi (ou ouvi "mais ou menos", enquanto fazia outras coisas). Entro no Spotify, pior ainda... Não sei nem por onde começar e sei que ali tem mais coisa que eu gostaria de ouvir do que eu teria tempo na minha vida inteira pra isso. De qualquer forma, acabo sempre me arrependendo de gastar tanto tempo nessa escolha ao invés de ir direto ao ponto e ter mais tempo pra aproveitar tudo, afinal.
Nunca gostei de saudosismo anti-tecnologia e tô eu agora mandando esse "papo de velho", mas às vezes dá saudade dos tempos em que eu comprava no máximo meia dúzia de CDs/DVDs e sabia que teria aquilo pra ver e ouvir com atenção nas semanas seguintes. E tudo prestando atenção de verdade, sem estar ao mesmo tempo tentando acompanhar centenas de mensagens no Whatsapp, rodando aleatoriamente o Facebook, checando email, etc.
A acessibilidade a informação e a mídias tá aí para o bem e para o mal. E sinceramente parece cada vez mais difícil ter foco e saber aproveitar o lado bom.

Nenhum comentário: